Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2011

Noções de Neoliberalismo


                                          Neoliberalismo

        Latu sensu, neoliberalismo é a retomada dos valores e idéias do Liberalismo (séc.XVIII) político e econômico que nasceu do pensamento iluminista e dos avanços da economia  decorrentes da Revolução Industrial, com adequação à  realidade política, social e econômica de cada nação em que se manifesta.
       O neoliberalismo, é bom que se diga, pode ser de direita, de esquerda ou de centro.
      
       O neoliberalismo se manifesta durante a década de 1950, defendendo e implantando a intervenção do Estado na economia para amenizar os efeitos da crise econômica na sociedade ( meio paradoxal, e,mais parecido com o Estado de bem-estar social).

        Nasce, realmente, após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), na Europa e na América do Norte onde imperava ou dominava o Capitalismo. Foi uma reação teórica e política VEEMENTEMENTE  contra o Estado intervencionista e de bem-estar  ( atendimento as necessidades sociais). Frieshich Hayek escreveu o texto -“O Caminho da Servidão”,em 1944, que  deu origem a esse movimento que denuncia  a ação do Estado contra os mecanismos de mercado  que considerou uma ameaça letal à liberdade, não somente econômica, mas também política.
         Hayek atacava o Partido Trabalhista Inglês, pois tinha certeza que esse venceria a eleição geral de 1945. Disse ele :“ Apesar de suas boas intenções, a social- democracia moderada inglesa conduz ao mesmo desastre que o nazismo alemão – uma servidão moderna”.  Em 1947, quando as bases as bases do Estado do bem-estar se construíram na Europa, Hayek convocou aliados ideológicos para uma reunião na estação de Mont Pèlerin, na Suíça, cujo  propósito era combater o Keynesianismo e solidarismo reinantes e preparar as bases de outro modelo de capitalismo, firme e livre de regras para o futuro. Esse trabalho no primeiro momento não teve êxito, uma vez que  o capitalismo avançado estava no auge -  sua idade de ouro-  apresentando o maior crescimento da história ( década de 50 e 60).
        O Estado não estava se preocupando com os avisos neoliberais quanto a regulação do mercado, no entanto, a polêmica  contra a regulação social tem maior repercussão. Hayek e seus companheiros argumentavam que o novo igualitarismo ( muito relativo, bem entendido) deste período, promovido pelo Estado de bem-estar, destruía a liberdade dos cidadãos e a vitalidade da concorrência, da qual todos dependiam. Acreditavam “que a desigualdade era um valor positivo- na realidade imprescindível em sim, pois disso precisavam as sociedades ocidentais”.
           O segundo momento coincide com a crise da economia mundial da década de 1970.
    
           Para solucioná-la adotam-se critérios de eficiência e busca de solução de problemas específicos: bem-estar social e progresso econômico nos moldes do capitalismo contemporâneo.

           Com isso, o neoliberalismo adquiriu características nacionais, traduzindo as posições dos partidos políticos que adotavam seus postulados.
             Vejamos o desenrolar da crise. Em 1973, surge a grande crise do modelo econômico. O Mundo Capitalista avançado caiu numa profunda recessão, com baixas de crescimento e com altas taxas de inflação. A partir daí, os neoliberais passaram a ser ouvidos. Segundo Hayek e seus companheiros, as raízes da crise eram“ o poder excessivo e nefasto dos sindicatos e, de maneira mais geral, do movimento operário,  que havia corroído as bases da acumulação capitalista em suas pressões reivindicativas sobre os salários e com sua pressão parasitaria para que o Estado aumentasse cada vez mais os gastos sociais “.
A estabilidade monetária deveria ser a meta de qualquer governo. Para isso, seria necessária uma disciplina orçamentária, com retenção dos gastos com o bem-estar, e a volta de um exército de reservas de trabalhadores para anular os sindicatos.
            Esse programa conseguiu hegemonia ao final da década de 70, em 1979. Na Inglaterra, foi eleito o governo Thatcher, o primeiro regime de um país de capitalismo avançado, colocando em prática o programa neoliberal. Em 1980, Reagan, chegou à presidência dos EUA. Em 1982, Khol derrotou o regime social liberal de Helmut Schmidt, na Alemanha. Em 1983,na Dinamarca, Estado modelo do bem-estar escandinavo, caiu sob o controle de uma colisão clara e direta, o governo de Schluter. Em seguida, quase todos os países do norte da Europa Ocidental, com exceção da Suécia e da Áustria, também viraram à direita. A partir dái, a onda de direitização desses  anos tinha um fundo político, além da crise econômica do período.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário