Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dolores Duran - A Noite do Meu Bem


Aos doze anos, Adiléa da Silva Rocha atuava no Teatro da Tia Chiquinha, um programa infantil da Rádio Tupi carioca. Com a morte de seu pai, Armindo, sua mãe, Josefa, pediu aumento ao diretor da rádio, Olavo de Barros. Ele arrumou para a garota um lugar na companhia infantil do Teatro Carlos Gomes.

Desde os três anos de idade Dolores já cantava. Aos cinco, participava das festas populares de reisado e do grupo de pastorinhas, realizadas no bairro da Saúde, centro do Rio de Janeiro.

A menina gostava de ouvir discos estrangeiros, e aprendeu a interpretar em inglês, francês, italiano e espanhol. Aos 16 anos, foi contratada pela Boate Vogue e passou a se chamar Dolores Duran. Nesta fase de shows noturnos, ela conheceu Ella Fitzgerald, que elogiou sua interpretação de "My Funny Valentine".

Em 1951, gravou o primeiro disco com sambas, pela gravadora Star. Em 1954, foi contratada pela Copacabana, e gravou uma série de sucessos em samba-canção, como "Tradição", de Ismael Silva, e "Praça Mauá", de Billy Blanco. Casou-se em 1955 com Macedo Neto.

Em parceria com Tom Jobim, compôs sua primeira música: "Se é por falta de adeus", gravada por Dóris Monteiro. Em 1956, gravou um de seus sucessos como intérprete, o baião "A Fia de Chico Brito", de Chico Anysio; integrou a Caravana de Paulo Gracindo em circos nos subúrbios cariocas; e viajou para Argentina e Uruguai com o violonista Bola Sete e seu conjunto.

Em março de 1957, Dolores ficou encantada com "Por causa de você", uma melodia de Tom Jobim com letra de Vinícius de Moraes. Ela fez uma letra alternativa. O poetinha, sem hesitar, rasgou seu texto e admitiu que a dela era bem melhor. No mesmo ano, a cantora compôs, em parceria com Jobim, o samba-canção "Estrada do Sol".

Após uma turnê pela então União Soviética e Paris, em 1958, compôs "Castigo", um samba-canção que fez sucesso na voz da cantora Maysa. Em 1959, veio seu grande sucesso: "A Noite do Meu Bem". No mesmo disco, gravou outro grande sucesso de sua autoria, o samba canção "Fim de caso". Lançou o LP "Esse Norte é minha sorte".

Na madrugada de 23 de outubro de 1959, depois de um show na boate Little Club, a cantora saiu com seu último namorado, chamado Nonato Pinheiro e com seus amigos para uma festa no Clube da Aeronáutica. Ao sair da festa, resolveram fechar a noite bebendo e ouvindo músicas no Kit Club. A cantora chegou em casa às sete da manhã do dia 24. Brincou e beijou muito a filha, já com 3 anos, na banheira. Em seguida, passou os últimos cuidados à empregada Rita: "Não me acorde. Estou cansada. Vou dormir até morrer", disse brincando. No quarto, sofreu um infarto fulminante - que, à época, foi associado a uma dose excessiva de barbitúricos, cigarros e álcool.

Somente depois de sua morte prematura passou a ser cultuada como compositora. Em 1960, Lúcio Alves gravou um LP dedicado às suas obras. Em 1970, o teatrólogo Paulo Pontes escreveu e produziu o show "Brasileiro, Profissão Esperança", com músicas de Dolores Duran, estrelado por Maria Bethânia e Raul Cortez, com direção de Bibi Ferreira. Em 1971, o cantor norte americano Frank Sinatra, gravou a versão de "Por Causa de Você", com o título "Don't Ever Go Away".


Nenhum comentário:

Postar um comentário