Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Sertão Sedutor


Assunta só!...

-Melancólico/ à beça/
Não sei eu bem o porquê...
Ponho-me a escarafunchar
Vínculos /de há muito/com o sertão!
Nem sei/ eu/tampouco//por que
Persisto... em viver aqui...
Nesse tão lindo e sedutor sertão!

-Assunta só!...

-Ôxe!Tá me saltando da boca/nesta horinha/
A vontade de responder-me tantos porquês:
- Há motivos de sobra...aos borbotões/
Que me fazem aqui permanecer/insistentemente:
- Uns sedutores/até demais da conta/
- Outros /nem tanto quanto se pinta/
Mas a gente/ mesmo assim/ os pinta/
Bem bonitos/só pra num d o braço a torcer!

Assunta só!...

Aqui me afinquei/ por teimosia/
E afincado aqui/quer queiram/ ou não/
Vou ficar... Até que aprova a Deus/
Para o Céu me chamar/ Claro!...
Mas/ enquanto houver nesse sertão:
- Ternos/ nas folias de reis...
- Festas de São Benedito... São João e São Pedro...
- Catopês... Marujadas e Caboclinhos...
- Carne de sol/  pão de queijo...
- Feijão tropeiro e pequi...
- Som de viola enluarada...
- Cantigas de “Seresta”...ao ar livre/
- “Psiu” Poético com versos /aos borbotões
-Luar... a alumiar-me/ à beça/
E a clarear estradas...por onde eu deva passa/
Eu juro/não sairei daqui/nem que a vaca/ tussa!

Assunta só!

-Vou ficar aqui/sim!...
Mantido o ecossistema/ belíssimo:
-“Veredas” refrescantes/aos borbotões/
E muitos frutos do cerrado/ pra se saborear
 - Umbu/ coquinho/ mangaba/
Buriti/ panã e pequi...
Pode ter certeza/ absoluta/
Persistirei em ficar aqui...
Cravado/ nesse lindo/ rincão!.

Assunta só/ finalmente!..

-Vou ficar aqui/ sim!...
Porque aqui / nesse belo/ “Sertão“:
- É onde se planta vida...
- É onde se enterra o corpo...
- É onde/sobretudo/ se espera/ contente/
A dita ressurreição!

Montes Claros, 22-11-2011

RELMendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário