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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Arlete Salles

Nascida no interior de Pernambuco, foi casada, de 1958 a 1970, com o ator Lúcio Mauro, com quem tem dois filhos: Alexandre Barbalho (ator) e Gilberto Salles (cineasta). É avó de Pedro Medina (Ator) e Joana. Depois do divórcio de Lúcio Mauro, foi casada no fim da década de 1970 com o ator Tony Tornado.
Recentemente Arlete trabalhou no musical Hairspray, com direção e texto do amigo Miguel Falabella, no qual interpretava a vilã Velma Von Tussle.
Arlete Salles iniciou sua carreira profissional como instrumentadora em consultório odontológico. Logo depois, foi ser locutora na Rádio Jornal do Commercio, no Recife. Em 1960 foi para os Diários Associados, trabalhando na Rádio Tamandaré e na TV Rádio Clube de Pernambuco.
Integrou a companhia teatral de Barreto Júnior, onde recebeu prêmio de atriz revelação em 1958.
Transferiu-se com Lúcio Mauro para o Rio de Janeiro, para trabalhar como atriz na TV Tupi, tendo sido demitida quando a rede de emissoras associadas entrou em declínio.
Em seguida foi trabalhar na Rede Globo onde interpretou inúmeros papéis marcantes, engraçados e extravagantes em novelas e minisséries como a Laura de Selva de Pedra, Germana Steen em A Sucessora, Pepa em Cabocla, Dolores Moreira em Baila Comigo, Sílvia em Amor com Amor se Paga, Carmosina em Tieta, Kika Jordão em Lua Cheia de Amor, Delegada Francisquinha em Pedra sobre Pedra, Madame Janete em Hilda Furacão, Augusta Eugênia Proença de Assumpção em Porto dos Milagres e Ademilde Goldoni em A Lua me Disse, entre outros. Porém seu papel de maior destaque foi como a ardente Copélia no humorístico Toma Lá Dá Cá, seriado de sucesso exibido pela Rede Globo entre 2007 e 2009.
Trabalhou, também, na Rede Manchete, voltando depois para a Globo.
Em 2011 Arlete volta a atuar em uma telenovela após cinco anos de ausência, vivendo uma taxista em Fina Estampa.

Televisão


Ano Trabalho Emissora Personagem Observação
1967 Sangue e Areia Rede Globo Mercedes
1968 A Gata de Vison Rede Globo Gladys
1969 A Ponte dos Suspiros Rede Globo Impéria
1970 Verão Vermelho Rede Globo Selma
1970 Assim na Terra Como no Céu Rede Globo Jurema
1971 O Homem Que Deve Morrer Rede Globo Lia Sanches
1972 Selva de Pedra Rede Globo Laura Vilhena
1973 Cavalo de Aço Rede Globo Lenita
1974 O Rebu Rede Globo Lídia Braga
1975 Bravo! Rede Globo Myrian Serpa
1976 O Casarão Rede Globo Maria Helena
1976 Duas Vidas Rede Globo Naná
1977 Sem Lenço, Sem Documento Rede Globo Das Dores (Dorzinha)
1978 A Sucessora Rede Globo Germana Steen
1979 Cabocla Rede Globo Pepa, la Sevillana
1980 Água Viva Rede Globo Celeste
1981 Baila Comigo Rede Globo Dolores Moreira
1981 Jogo da Vida Rede Globo Celeste
1983 Louco Amor Rede Globo Isadora
1984 Amor com Amor se Paga Rede Globo Sílvia
1986 Memórias de um Gigolô Rede Globo Minissérie
1986 Dona Beija Rede Manchete Genoveva
1987 O Outro Rede Globo Vilma
1989 Tieta Rede Globo Carmosina
1990 Lua Cheia de Amor Rede Globo Kika Jordão
1992 Pedra Sobre Pedra Rede Globo Delegada Francisquinha
1993 Fera Ferida Rede Globo Margarida Weber
1995 Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados Rede Globo Araci Minissérie
1995 Cara e Coroa Rede Globo Cacilda
1996 Salsa e Merengue Rede Globo Anabel Muñoz
1998 Hilda Furacão Rede Globo Madame Janete Minissérie
1998 Meu Bem Querer Rede Globo Tonha da Pamonha
1998 Sai de Baixo Rede Globo Gigi Marcondes Episódio "Baixaria na Alta Costura"
1999 Você Decide Rede Globo Madame Sussu
1999 Terra Nostra Rede Globo Irmã Letícia Participação Especial
2000 Você Decide Rede Globo Episódios "A Viagem" e "Ídolos de Barro"
2000 Sai de Baixo Rede Globo Margot Fontana Episódio "Vestida Pra Rebolar"
2001 Porto dos Milagres Rede Globo Augusta Eugênia Proença de Assumpção
2001 Os Normais Rede Globo Nanci Episódio "Seguir a Tradição é Normal"
2002 Sabor da Paixão Rede Globo Zenilda Paixão
2003 Sítio do Picapau Amarelo Rede Globo Hermengarda Participação Especial
2004 A Diarista Rede Globo Nereide Fontinhas Episódio "Emergente como a Gente"
2004 Sob Nova Direção Rede Globo Dona Leda Episódio "Disque Belinha"
2005 América Rede Globo Rita Participação Especial
2005 A Lua Me Disse Rede Globo Ademilde Goldoni
2006 Sob Nova Direção Rede Globo Dona Leda Episódio "O Casal do Momento"
2006 Pé na Jaca Rede Globo Gioconda Tamburello
2007/08/09 Toma Lá, Dá Cá Rede Globo Copélia Rocha Humorístico
2010 S.O.S. Emergência Rede Globo Madame Zaira Episódio "Um Caso Cabeludo"
2010 A Vida Alheia Rede Globo Vanusa Lessa Episódio "Amor de Mãe"
2011 Fina Estampa Rede Globo Vilma Moreira Prado

No teatro

Ano Trabalho Personagem
1990 A Partilha Lúcia
2000 A Vida Passa Maria Lúcia
2003 Veneza Rita
2009/2010 Hairspray Velma Von Tussle
2010/2011 Amores, Perdas e meus Vestidos

No cinema

Ano Trabalho Personagem
1963 Terra Sem Deus
1972 O Grande Gozador
1972 A Dama das Camélias
1974 O Sexo das Bonecas Gracinha
1974 A Cartomante
1975 A Extorsão
2006 Acredite, um Espírito Baixou em Mim Yolanda
2006 Irma Vap - O Retorno Vanda
2006 A Ilha do Terrível Rapaterra Dona Tude
2008 A Casa da Mãe Joana Cliente
2008 Polaróides Urbanas Lise Delamare

Vander Lee

Vanderli Catarina mais conhecido como Vander Lee, é um cantor e compositor brasileiro. Nascido no estado de Minas Gerais, Vanderli, que hoje usa o nome Vander Lee, começou sua carreira em barzinhos de seu estado em meados da década de 80. Gravou sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986, e em 1987 já fazia shows com seu próprio repertório. Tem um estilo próprio, e suas canções variam desde o romântico, passando pelo samba até a balada e rock mineiro. Em suas letras, fala de acontecimentos da vida cotidiana, e sempre com um lado romântico, fala de amor. Já gravou com grandes nome da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Recentemente compôs a música "Estrela" que foi gravada pela cantora Maria Bethânia.Teve a canção "Onde Deus possa me ouvir" gravada por uma das maiores cantoras do Brasil, Gal Costa. Vander Lee participou no dia 01/01/2011 em Salvador/BA como convidado especial do Projeto POR DO SOM da cantora baiana Daniela Mercury onde cantou juntamente com ela e também outras cinco músicas sozinho.


 Discografia

1997 - Vanderly (Produção independente)
Faixas:Subindo a ladeira Quem me dirá? Pra te embalar Gente não é cor Atriz Outra manhã Injuriado Contra o tempo O que quiser Aversão Brasileira
1999 - No Balanço do Balaio (Selo Kuarup)
Faixas:A Baiana cover Deus lhe pague card Fogo Galo e Cruzeiro Neném No balanço do balaio Passional Piti Quando Chove Quem me dirá? Românticos Tô em liquidação Truco seis
2003 - Vander Lee ao vivo (Indie Records)
Faixas:Alma nua Aquela estrela Chazinho com biscoito Contra o tempo Esperando aviões Onde Deus possa me ouvir Pra ela passar Românticos Sábio Sambado Seção 32 Sonhos e pernas Subindo a ladeira (Part. Esp: Elza Soares)
2005 - Naquele Verbo Agora (Indie Records)
Faixas:A voz Ao meio Atriz Bom dia Breu Iluminado Lenço e lençol Meu jardim Não tenho pressa Tanto, tanto Tavimatutu Teu rastro
2006 - Pensei que Fosse o Céu ao vivo (Indie Records) CD e DVD
Faixas:Iluminado Meu jardim Pensei que fosse o céu Chilique Passional (Part. Esp: Zeca Baleiro) Do Brasil A voz Pra ser levada em conta Breu Galo e Cruzei Tavimatutu Tô em liquidação No balanço do balaio O dedo do tempo no barro da vida (Bonus track - estúdio)
2009 - Faro (Deckdisc)
Faixas:Eu e ela Do bão Farol Fui Ponto de luz Ninguém vai tirar você de mim Obscuridade O baile dos anjos Nunca não Nega nagô Cacos Desejo de flor

sábado, 7 de janeiro de 2012

Carmen Miranda

Maria do Carmo Miranda da Cunha GO IH
(Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909)

Los Angeles, 5 de agosto de 1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira.[nota 1] Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
Carmen Miranda foi batizada com o nome de Maria do Carmo Miranda da Cunha.[1] Era a segunda filha do barbeiro José Maria Pinto Cunha (1887-1938) e de Maria Emília Miranda (1886-1971). Ganhou o apelido de Carmen no Brasil, graças ao gosto que seu pai tinha por óperas.
Pouco depois de seu nascimento, seu pai, José Maria, emigrou para o Brasil,[2] onde se instalou no Rio de Janeiro. Em 1910, sua mãe, Maria Emília seguiu o marido, acompanhada da filha mais velha, Olinda, e de Carmen, que tinha menos de um ano de idade.[2] Carmen nunca voltou à sua terra natal, o que não impediu que a câmara municipal de Marco de Canaveses desse seu nome ao museu municipal.
No Rio de Janeiro, seu pai abriu um salão de barbeiro na rua da Misericórdia, número 70, em sociedade com um conterrâneo. A família estabeleceu-se no sobrado acima do salão. Mais tarde mudaram-se para a rua Joaquim Silva, número 53, na Lapa.
No Brasil, nasceram os outros quatro filhos do casal: Amaro (1911), Cecília (1913-2011), Aurora (1915 - 2005) e Oscar (1916).[2]
Carmen estudou na escola de freiras Santa Teresa, na rua da Lapa, número 24. Teve o seu primeiro emprego aos 14 anos numa loja de gravatas, e depois numa chapelaria. Contam que foi despedida por passar o tempo cantando, mas o seu biógrafo Ruy Castro diz que ela cantava por influência de sua irmã mais velha, Olinda, e que assim atraía clientes.
Nesta época, a sua família deixou a Lapa e passou a residir num sobrado na Travessa do Comércio, número 13. Em 1925, Olinda, acometida de tuberculose, voltou a Portugal para tratamento, onde permaneceu até sua morte em 1931. Para complementar a renda familiar, sua mãe passou a administrar uma pensão doméstica que servia refeições para empregados de comércio.
Em 1926, Carmen, que tentava ser artista, apareceu incógnita em uma fotografia na sessão de cinema do jornalista Pedro Lima da revista Selecta. Em 1929, foi apresentada ao compositor Josué de Barros, que encantado com seu talento passou a promovê-la em editoras e teatros. No mesmo ano, gravou na editora alemã Brunswick, os primeiros discos com o samba Não Vá Sim'bora e o choro Se O Samba é Moda. Pela gravadora Victor, gravou Triste Jandaia e Dona Balbina ou "Buenas Tardes muchachos".

O grande sucesso veio a partir de 1930, quando gravou a marcha "Pra Você Gostar de Mim" ("Taí") de Joubert de Carvalho. Antes do fim do ano, já era apontada pelo jornal O País como "a maior cantora brasileira".
Em 1933 ajudou a lançar a irmã Aurora na carreira artística. No mesmo ano, assinou um contrato de dois anos com a rádio Mayrink Veiga para ganhar dois contos de réis por mês, o que hoje equivale a cerca de R$ 1000,00. Foi a primeira cantora de rádio a merecer contrato, quando a praxe era o cachê por participação. Logo recebeu o apelido de "Cantora do It".[nota 2] Em 30 de outubro realizou sua primeira turnê internacional, apresentando-se em Buenos Aires. Voltou à Argentina no ano seguinte para uma temporada de um mês na Rádio Belgrano.
Em dezembro de 1936, Carmen deixou a Mayrink Veiga e assinou com a Tupi, ganhando cinco contos de réis.
Em 20 de janeiro de 1936, estreou o filme Alô, Alô Carnaval com a famosa cena em que ela e Aurora Miranda cantam "Cantoras do Rádio". No mesmo ano, as duas irmãs passaram a integrar o elenco do Cassino da Urca de propriedade de Joaquim Rolla. A partir de então as duas irmãs se dividiram entre o palco do cassino e excursões frequentes pelo Brasil e Argentina.
Depois de uma apresentação para o astro de Hollywood Tyrone Power em 1938, aventou-se a possibilidade de uma carreira nos Estados Unidos. Carmen recebia o fabuloso salário de 30 contos de réis mensais no Cassino da Urca e não se interessou pela ideia.
Em 1939, o empresário estadunidense Lee Shubert e a atriz Sonja Henie assistiram ao espetáculo de Carmen no Cassino da Urca. Depois de um espetáculo no transatlântico Normandie, Carmen assinou contrato com o empresário. A execução do contrato não foi imediata, pois a cantora fazia questão de levar o grupo musical Bando da Lua para a acompanhar, mas o empresário estava apenas interessado em Carmen. Depois de voltar para os Estados Unidos, Shubert aceitou a vinda do Bando da Lua. Carmen partiu no navio Uruguai em 4 de maio de 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Em 29 de maio de 1939 Carmen estreou no espetáculo musical "Streets of Paris", em Boston, com êxito estrondoso de público e crítica. As suas participações teatrais tornaram-se cada vez mais famosas. Em 5 de março de 1940, fez uma apresentação perante o presidente Franklin D. Roosevelt durante um banquete na Casa Branca.
Em 10 de julho de 1940 retornou ao Brasil, onde foi acolhida com enorme ovação pelo povo carioca. No entanto, em uma apresentação no Cassino da Urca com a presença de políticos importantes do Estado Novo, foi apupada pelos que a consideravam "americanizada". Entre os seus críticos havia muitos que eram simpatizantes de correntes políticas contrárias aos Estados Unidos.
Dois meses depois, no mesmo palco, Carmen foi aplaudida entusiasticamente por uma plateia comum. No mesmo mês gravou seus últimos discos no Brasil, onde respondeu com humor às acusações de ter esquecido o Brasil e ter-se "americanizado". Em 3 de outubro, voltou aos Estados Unidos e gravou a marca de seus sapatos e mãos na Calçada da Fama do Teatro Chinês de Los Angeles.
Entre 1942 e 1953 atuou em 13 filmes em Hollywood e nos mais importantes programas de rádio, televisão, casas noturnas, cassinos e teatros norte-americanos. A Política de Boa Vizinhança, implementada pelos Estados Unidos para buscar aliados na Segunda Guerra Mundial, incentivou a imigração de artistas latino-americanos. Apesar de ter chegado nos Estados Unidos antes da criação da Política de Boa Vizinhança, Carmen Miranda sempre foi identificada como a artista de maior sucesso do projeto.
Em 1946, Carmen era a artista mais bem paga de Hollywood e a mulher que mais pagava imposto de renda nos EUA. Em 17 de março de 1947 casou-se com o americano David Sebastian, nascido em Detroit a 23 de novembro de 1908. Antes, Carmen namorou vários astros de Hollywood e também o músico brasileiro Aloysio de Oliveira, integrante do Bando da Lua.
Antes de partir para os Estados Unidos e antes de conhecer o marido, Carmen namorou o jovem Mário Cunha e o bon vivant Carlos da Rocha Faria, filho de uma tradicional família do Rio de Janeiro. Já nos EUA, Carmen manteve caso com os atores John Wayne e Dana Andrews.
O casamento é apontado por todos os biógrafos e estudiosos de Carmen Miranda como o começo de sua decadência moral e física. Seu marido, David, antes um simples empregado de produtora de cinema, tornou-se "empresário" de Carmen Miranda e conduzia mal seus negócios e contratos. Também era alcoólatra e pode ter estimulado Carmen Miranda a consumir bebidas alcoólicas, das quais ela logo se tornaria dependente. O casamento entrou em crise já nos primeiros meses, por conta de ciúmes excessivos, brigas violentas e traições de David, mas Carmen Miranda não aceitava o desquite pois era uma católica convicta. Engravidou em 1948, mas sofreu um aborto espontâneo depois de uma apresentação e não conseguiu mais engravidar, o que agravou suas crises depressivas e o abuso com bebidas e remédios sedativos.
Ligeiramente recuperada, retornou para os Estados Unidos em 4 de abril de 1955. Imediatamente começou com as apresentações. Fez uma turnê por Cuba e Las Vegas entre os meses de maio e agosto e voltou a usar barbitúricos, além de fumar e beber mais do que já fumava e bebia.
No início de agosto, Carmen gravou uma participação especial no programa televisivo do comediante Jimmy Durante. Durante um número de dança, sofreu um ligeiro desmaio, desequilibrou-se e foi amparada por Durante. Recuperou-se e terminou o número. Na mesma noite, recebeu amigos em sua residência em Beverly Hills, à Bedford Drive, 616. Por volta das duas da manhã, após beber e cantar algumas canções para os amigos presentes, Carmen subiu para seu quarto para dormir. Acendeu um cigarro, vestiu um robe, retirou a maquiagem e caminhou em direção à cama com um pequeno espelho à mão. Um colapso cardíaco fulminante a derrubou morta sobre o chão no dia 5 de agosto. Seu corpo foi encontrado pela mãe no dia seguinte, às 10h30 da manhã. Tinha 46 anos.
Aurora Miranda, sua irmã, recebeu na mesma madrugada um telefonema do marido de Carmen Miranda avisando sobre o falecimento. Aurora Miranda se desesperou por completo e passou então a notícia para as emissoras de rádio e jornais. Heron Domingues, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, foi o primeiro a noticiar a morte de Carmen Miranda em edição extraordinária do Repórter Esso.
Em 12 de agosto de 1955, seu corpo embalsamado desembarcou de um avião no Rio de Janeiro. Sessenta mil pessoas compareceram ao seu velório realizado no saguão da Câmara Municipal da então capital federal. O cortejo fúnebre até o Cemitério São João Batista foi acompanhado por cerca de meio milhão de pessoas que cantavam esporadicamente, em surdina, "Taí", um de seus maiores sucessos.
No ano seguinte, o prefeito do Rio de Janeiro Francisco Negrão de Lima assinou um decreto criando o Museu Carmen Miranda, o qual somente foi inaugurado em 1976 no Aterro do Flamengo.
Hoje, uma herma em sua homenagem se localiza no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.


Filmografia

1932 Carnaval Cantado de 1932 no Rio
1933 A Voz do Carnaval
1935 Alô, Alô, Brasil
1935 Estudantes
1936 Alô, Alô, Carnaval
1939 Banana-da-Terra
1940 Laranja-da-China
1940 Serenata Tropical
1941 Uma Noite no Rio (That Night in Rio)
1941 Aconteceu em Havana (Week-end in Havana)
1942 Minha Secretária Brasileira (Springtime in the Rockies)
1943 Entre a Loura e a Morena (The Gang's All Here ou The Girls He Lef Behind)
1944 Quatro Moças num Jipe (Four Jills in a Jeep)
1944 Serenata Boêmia (Greenwich Village)
1944 Alegria, Rapazes (Something for the Boys)
1945 Sonhos de Estrela (Doll Face)
1946 Se Eu Fosse Feliz (If I'm Lucky)
1947 Copacabana (Copacabana)
1948 O Príncipe Encantado (A Date with Judy)
1950 Romance Carioca (Nancy Goes to Rio)
1953 Morrendo de Medo (Scared Stiff)

Canções mais famosas

As Cinco Estações do Ano (gravada com Lamartine Babo, Mário Reis, Almirante e Grupo do Canhoto em 6 de julho de 1933)
Adeus, Batucada (gravada com Orquestra Odeon em 24 de setembro de 1935)
Alô… Alô?(gravada com Mário Reis e Grupo do Canhoto em 18 de dezembro de 1933)
Ao Voltar do Samba (Arlequim de Bronze) (gravado com o Grupo do Canhoto em 26 de março de 1934)
Boneca de Piche (gravada com Almirante e Orquestra Odeon em 31 de agosto de 1938)
Cachorro Vira-Lata (gravada com Regional de Benedito Lacerda em 4 de maio de 1937)
Cai, Cai (gravada com Bando da Lua em 5 de janeiro de 1941)
Camisa Amarela (gravada com Grupo da Odeon em 20 de setembro de 1937)
Camisa Listada (gravada com Bando da Lua em 28 de agosto de 1939)
Cantores do Rádio (gravada com Aurora Miranda e Orquestra Odeon em 18 de março de 1936)
Chattanooga Choo Choo (gravada com Bando da Lua e Garoto em 25 de julho de 1942)
Chegou a Hora da Fogueira (gravada com Mário Reis e Diabos do Céu em 5 de junho de 1933)
Chica-Chica-Bum-Chic (gravada com Bando da Lua em 5 de janeiro de 1941)
Como "Vaes" Você? (gravada com Ary Barroso e Regional de Pixinguinha e Luperce Miranda em 2 de outubro de 1936)
Cuanto Le Gusta (gravada com Irmãs Andrews e Orquestra de Vic Schoen em 29 de novembro de 1947)
Disseram Que Voltei Americanizada (gravada com Conjunto Odeon em 2 de setembro de 1940)
E Bateu-Se a Chapa (gravada com Regional de Benedito Lacerda em 26 de junho de 1935)
E o Mundo Não Se Acabou (gravada com Regional Odeon em 9 de março de 1938)
Eu Dei (gravada com Regional Odeon em 21 de setembro de 1937)
Eu Também(gravada com Lamartine Babo e Diabos do Céu em 5 de janeiro de 1934)
Goodbye, Boy (gravada com Orquestra Victor Brasileira em 29 de novembro de 1932)
I Like You Very Much (Ai, Ai, Ai) (gravada com Bando da Lua em 5 de janeiro de 1941)
I Make My Money with Bananas
Isto É Lá com Santo Antônio (gravada com Mário Reis e Diabos do Céu em 14 de maio de 1934)
Me Dá, Me Dá (gravada com Regional de Benedito Lacerda em 4 de maio de 1937)
Minha Embaixada Chegou (gravada com Grupo do Canhoto em 28 de setembro de 1934)
Moleque Indigesto (gravada com Lamartine Babo e Grupo Velha Guarda em 5 de janeiro de 1933)
Na Baixa do Sapateiro (Bahia) (gravada com Orquestra Odeon em 17 de outubro de 1938)
Na Batucada da Vida (gravada com Diabos do Céu em 20 de março de 1934)
No Tabuleiro da Baiana (gravada com Luís Barbosa e Regional de Luperce Miranda em 29 de setembro de 1936)
O Que É Que a Baiana Tem? (gravada com Dorival Caymmi e Conjunto Regional em 27 de fevereiro de 1939)
O Tique-Taque do Meu Coração (gravada com Regional de Benedito Lacerda em 7 de agosto de 1935)
Primavera no Rio (gravada com Diabos do Céu em 20 de agosto de 1934)
Querido Adão (gravada com Orquestra Odeon em 26 de setembro de 1935)
Rebola, Bola (gravada com o Bando da Lua em 9 de outubro de 1941)
Recenseamento (gravada com Conjunto Odeon em 27 de setembro de 1940)
Samba Rasgado (gravada com Grupo Odeon em 7 de março de 1938)
Sonho de Papel (gravada com Orquestra Odeon em 10 de maio de 1935)
South American Way (gravada com Bando da Lua e Garoto em 26 de dezembro de 1939)
Taí (Pra Você Gostar de Mim) (gravada com Orquestra Victor em 27 de janeiro de 1930)
Uva de Caminhão (gravada com Conjunto Odeon em 21 de março de 1939)
Voltei pro Morro (gravado com Conjunto Odeon em 2 de setembro de 1940)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cérebros idosos podem competir com cérebros jovens



Como as habilidades físicas de idosos são menores do que as de indivíduos mais jovens, existe a tendência de as pessoas considerarem que os idosos também estão mentalmente debilitados. Um novo estudo desenvolvido na Ohio State University (EUA) mostra que essa suposição pode estar equivocada.
Cérebros idosos podem estar aptos a competir com cérebros mais novos. Ambos, por exemplo, demoram a mesma quantidade de tempo para tomarem decisões em determinados contextos, sendo que ambos se preocupam em obter exactidão na tarefa ao invés de velocidade.


«Muitas pessoas pensam que é natural que os cérebros de pessoas mais velhas fiquem mais lentos com a idade, mas estamos a descobrir que isso não é sempre verdadeiro. Pelo menos em algumas situações, pessoas de 70 anos podem ter respostas semelhantes às de pessoas com 25 anos

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Programa de habitação do Governo destinará 3% dos imóveis a idosos



 
O Ministério das Cidades divulgou nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União, novas regras para seleção dos beneficiários do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, para os municípios com até 50 mil habitantes.

Entre as novas normatizações está a destinação de 3% dos imóveis a idosos e de, no mínimo, outros 3% de unidades habitacionais para pessoas com deficiência ou cuja família possua integrante com deficiência. O candidato precisa se inscrever no CadÚnico.

Cada município poderá indicar dois locais para a construção dos empreendimentos, com 50 unidades habitacionais em cada um deles. Os governos estaduais poderão apontar três propostas de localidades: uma para municípios de até 20 mil habitantes e outras duas em municípios entre 20 mil e 50 mil habitantes.

A seleção irá priorizar os municípios que participam do programa Brasil sem Miséria ou que estejam em situação de calamidade pública, além de imóveis destinados a famílias em áreas de risco ou insalubres.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Congresso aprova Orçamento 2012 sem reajuste para aposentados

SÃO PAULO – O Congresso aprovou,  no final da noite da última quinta-feira (22), a proposta orçamentária para 2012. De acordo com a Agência Câmara, a votação durou cerca de 13 horas, mas não inclui o reajuste para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima de um salário mínimo.
Caso a medida não fosse votada até a meia-noite da última quinta, o País iniciaria o próximo ano sem orçamento aprovado. Assim, para viabilizar a votação, o governo fechou acordos com a oposição e com o PDT, excluindo, entre outros destaques, o aumento para os aposentados, como era reivindicado pelo partido.
A partir de fevereiro, contudo, o governo deve instalar uma mesa de negociação com aposentados  e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo para definir uma política de reajustes reais. O Orçamento garante apenas a reposição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) deste ano.
Orçamento
A proposta orçamentária para 2012 segue agora para sanção presidencial. Conforme o texto aprovado pelo Congresso, os investimentos públicos crescerão 13,2%, em relação ao projeto original elaborado pelo PoderExecutivo, passando de R$ 164,7 bilhões para R$ 186,5 bilhões.
Do ponto de vista fiscal, a proposta não acrescenta novas despesas obrigatórias para o Executivo. Os valores da Previdência Social também mudaram pouco, saindo de R$ 391,77 bilhões para R$ 391,86 bilhões.
No que diz respeito ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ainda não é possível dizer qual será o valor destinado aos projetos no próximo ano. Contudo, a estimativa mais recente aponta para algo em torno de R$ 42,5 bilhões.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os direitos do idoso

Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais



O IDOSO TEM DIREITO À VIDA

· A família, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;
· Os filhos maiores tem o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;
· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada;
· A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade;
·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família;
· Idoso deve ter liberdade e autonomia.
 
O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO



· Idoso não pode sofrer discriminação de qualquer natureza;

· A família, a sociedade e o Estado tem o dever de:
assegurar ao idoso os direitos de cidadania;

· Assegurar sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar;
· Os idosos devem ser respeitados pelos motoristas de ônibus, que devem atender suas solicitações de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o ônibus parado;
· Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres: "Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial";


O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES B ÁSICAS



· A aposentadoria após completar o tempo de serviço de 35 anos para os homens e 30 anos para a mulher;
· A aposentadoria proporcional por idade 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres;

· Ao benefício de prestação continuada, se tiver idade superior a 67 anos e não possuir outras rendas e sua família não dispuser de meios para assisti-lo;
· receber apoio jurídico do Estado, se não tiver meios de provê-los;

· Acolhimento provisório através de Centros-Dia, e /ou Casas-Lares;

· Ser atendido nos plantões sociais da Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social,
recebendo orientação, encaminhamentos, óculos e documentação;

· Os idosos inscritos no Programa de Atendimento à Terceira Idade da Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social – FABES – têm o direito de receber "O Leite para a Vovó".



O IDOSO TEM DIREITO À SAÚDE

O poder público deve:
·Garantir ao idoso acesso à saúde;
· Criar serviços alternativos de saúde para o idoso;
· Prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso;
· Idoso tem direito ao atendimento preferencial nos postos de saúde e hospitais municipais, juntamente com as gestantes, deficientes, devendo os mesmos serem adaptados para o seu atendimento;
· Iidoso tem direito de ser vacinado anualmente contra gripe e pneumonia;
· Idoso deve ser informado sobre a prevenção e controle da osteoporose.


O IDOSO TEM DIREITO À EDUCAÇÃO


· Dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
· Aos órgãos estaduais e municipais de educação compete:

· Implantar programas educacionais voltados para o idoso, estimulando e apoiando assim, a admissão do idoso na universidade;

· Incentivar o desenvolvimento de programas educativos voltados para a comunidade, ao idoso e sua família, mediante os meios de comunicação de massa;
· Incentivar a inclusão nos programas educacionais de conteúdo sobre o envelhecimento;

·Incentivar a inclusão de disciplinas de Gerontologia e Geriatria nos currículos dos cursos superiores;

· Idoso tem o direito de participar do processo de produção, reelaboração e fruição dos bens culturais;
· Saber do idoso deve ser valorizado, registrado e transmitido aos mais jovens como meio de garantir a sua continuidade, preservando-se a identidade cultural.


O IDOSO TEM DIREITO À MORADIA

Aos órgãos públicos, no âmbito estadual e municipal, cabe: · Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares;
· Incluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitabilidade e adaptação de moradia, considerando o seu estado físico e sua independência de locomoção;
· Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular;
· Diminuir barreiras arquitetônicas e urbanas.


O IDOSO TEM DIREITO À JUSTIÇA

· Todo cidadão tem o dever de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso; · Ao Ministério da Justiça (nos âmbitos estadual e municipal) compete zelar pela aplicação das normas sobre o idoso, determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos, assim como acolher as denúncias para defender os direitos da pessoa idosa junto ao Poder Judiciário.


O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE


· O idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, está isento do pagamento de tarifa em todas as linhas urbanas de ônibus e trolebus operados pela SP Transporte e empresas particulares permissionárias de serviço de transporte coletivo; · Todos os veículos empregados nas linhas de transporte coletivo de passageiros, no município de São Paulo, deverão ter os quatro primeiros lugares sentados, da sua parte dianteira, reservado para uso por gestantes, mulheres portando bebês ou crianças de colo, idosos e deficientes físicos.


O IDOSO TEM DIREITO AO LAZER

· Os aposentados e idosos têm direito a meia-entrada para ingresso nos cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos realizados no âmbito do município de São Paulo;

· Foi instituído, no âmbito do município de São Paulo, o passeio turístico gratuito para as pessoas com mais de 65 anos de idade.

O IDOSO TEM DIREITO AO ESPORTE

· As unidades esportivas municipais deverão estar voltadas ao atendimento esportivo, cultural, de recreação e lazer da população, destinando atendimento específico às crianças, aos adolescentes, aos idosos e aos portadores de deficiência; · O município deve destinar recursos orçamentários para incentivar a adequação dos locais já existentes e a previsão de medidas necessárias quando da construção de novos espaços, tendo em vista a prática de esportes, de recreação e de lazer por parte dos portadores de deficiências, idosos e gestantes de maneira integrada aos demais cidadãos;

· A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação realizará nos mês de
setembro de cada ano a Olimpíada Municipal da Terceira Idade.