Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de julho de 2013

Sebastião Vasconcelos

Sebastião Vasconcelos Costa (Pocinhos, 21 de Maio de 1927 - Rio de Janeiro, 15 de Julho de 2013), foi um ator brasileiro de televisão, teatro e cinema.
O ator morreu dia 15 de julho de 2013 às 20h10, vítima de parada cardiorrespiratória.

'Tieta'
O ator interpretou Zé Esteves, o pai da personagem principal da novela exibida entre 1989 e 1990. Em uma das cenas mais impactantes, que dá início à trama de vingança, ele explusa Tieta (Cláudia Ohana) de Santana do Agreste, irritado com o comportamento liberal da filha, depois de bater na jovem com seu cajado.


'Mulheres de areia'
Um dos personagens mais cativantes de Sebastião Vasconcelos foi o pescador Floriano Araújo, pai das gêmeas Ruth e Raquel (Glória Pires), em "Mulheres de areia", de 1993. O marido de Isaura (Laura Cardoso) sofreu com as vilanias de Donato (Paulo Goulart) e da própria filha Raquel.



'O clone'
Sebastião Vasconcelos interpretou Abdul Rachid, ou "tio Abdul", na novela exibida em 2001 e 2002. Ele era tio de Mohamed (Antonio Calloni) e Nazira (Eliane Giardini) e sempre brigava para conservar as tradições árabes. A cena ao lado mostra o personagem tentando convencer o sobrinho-neto Amim (Thiago Oliveira) a se casar com a noiva escolhida para ele.


'Memorial de Maria Moura'
Na minissérie de 2004, Sebastião Vasconcelos interpretou o capanga João Rufo. Na cena ao lado, ela ajuda a prender José Maria (Kadu Moliterno), padre que acabou perdendo a batina, e levá-lo ao encontro da poderosa Maria Moura (Glória Pires), sua patroa.



'Cabocla'
Na terceira versão da novela, exibida pela TV Globo em 2004, ele interpretou Felício, famoso contador de "causos". Na cena ao lado, ele contracena com Vera Holtz, que interpretou sua mulher, Generosa. Na primeira versão da novela, exibida em 1959 na TV Rio, Sebastião Vasconcelos interpretou o protagonista Luís Jerônimo, vivido em 2004 por Daniel de Oliveira.


'Anjo de mim'
Em 1996 e 1997, Sebastião Vasconcelos interpretou Rutílio em "Anjo de mim". O personagem era o dono da farmácia de Petrópolis, que pertence à sua família desde 1850. Como vários outros de suas personagens, Rutílio é um homem conservador e zela pelas tradições locais.



Notícia no 'RJTV'
O vídeo da notícia exibida no jornal desta terça-feira (16) fala sobre a morte de Sebastião Vasconcelos. É exibida imagem do ator na novela "Mulheres de areia", na versão de 1993, na qual ele interpretou o pescador Floriano, pai das protagonistas Ruth e Raquel (Glória Pires).

Nenhum comentário:

Postar um comentário