Barroco é o estilo artístico (artes plásticas-pintura, escultura, arquitetura- literatura e
música) que surgiu e vigorou na Europa nos finais dos séculos XVI e dominou
durante o século XVII. O “ Barroco” é um “modus vivendi”.
A palavra barroco é oriunda da terminologia utilizada em joalheria e significava
“pérola defeituosa ou deformada”. Daí o termo, nesse período mencionado e em outros,
ter sido utilizado pelos experts, em Artes, como degradação, decadência, irregularidade,
“expressão do feio” (B.Croce), etc...
Durante muito tempo se afirmou ser o “Barroco” apenas uma reação
à arte clássica renascentista.
Na atualidade, o “Barroco” é um estilo de arte, que como os outros estilos
(clássico renascentista, romantismo, expressionismo, etc...) tem sua própria
forma de expressar o belo.
Características do Barroco:
- Realismo ( representação fiel e direta da realidade).
- Sentimentalismo (sentimento exagerado).
- Subjetivismo (realidade do sujeito pensante).
- Sensualismo (gira em torno dos sentidos).
- Movimentação (arte de movimentar).
- Curva e contra curva.
- Sombra e Claridade.
-Conflito entre o humano e o divino (anjos povoam cenas humanas).
- Multiplicidade de detalhes.
- Preferência pelos temas democráticos (pessoas comuns integram cenas retratadas pelos
pintores).
- Gosto pelo mórbido (lânguido, doentio( e grotesco.
- Esconder o “Ponto de Fuga” – ( o expectador participa da obra inserido-se no contexto).
Vejamos algumas obras de pintores e escultores barrocos, para que possamos
diagnosticar as características acima mencionadas:
SANTA CEIA DE TINTORETO
SANTA CEIA DE RUBENS
ANUNCIAÇÃO DE RUBENS
LAS TREIS GRACIAS DE RUBENS
O JARDIM DO AMOR DE RUBENS
O RAPITO DAS SABINAS DE RUBENS
Judite decapitando Holofernes, Caravaggio
A Ceia de Emaús Caravaggio
Velazquez - Spinners
A Vénus do Espelho Velasques
La Forja de Vulcano Velasque
Cristo Morto de Zurbaran
Rubens
A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DR. TULP - Rembrandt
Éxtasis DE Santa Tereza de Bernini
Fonte dos desejos de Bernini
Fonte dos desejos de Bernini
O Rapto de Proserpina de Bernini
Reflexo do “Barroco Europeu” no Brasil
O “Barroco” que encontramos no litoral
brasileiro é português.
Através da catequese jesuíta, que utilizava
o “Barroquismo” como pedagogia
religiosa, observa-se também, sua
presença na colonização portuguesa
do Brasil. Constata-se esta afirmativa,
através do “modus vivendi”
dos colonos, que traziam da Europa,
não só seus costumes, mas também,
arquitetos, desenhistas, escultores
e materiais de construções pré moldados.
Os projetos das igrejas, que aqui seriam
edificadas, muitas vezes, eram feitos
em Lisboa:
Igreja de São Pedro -Recife (PE)
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco - Bahia (BA)
Altar-Mor do Mosteiro de São Bento- Rio de Janeiro (RJ)
As casas grandes (fazendas) era um "Barroco Mourisco",
ou seja, observa-se nelas uma forte influência da arquitetura
árabe. O mesmo ocorre com os sobrados das cidades.
O "Barroco Mineiro" é o "Barroco Brasileiro".
O “Barroco Mineiro” não era uma copia
do que se fazia na Europa.
No século XVIII, em Minas Gerais começaram
a fazer um “Barroco Brasileiro”.
Utilizaram pedra sabão, olho de boi (janela redonda),
artistas nacionais: Alejadinho, Mestre Valentin e
Manuel da Costa Ataíde.
Arquitetura de Antônio Francisco Lisboa-
"Alejadinho"
- Igreja da Ordeem Terceira de São Francisco,
em Ouro Preto, MG.
- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco,
em São João Del Rei, MG.
- Igreja Bom Jesus de Matosinho,
em Congonhas do Campo, MG.
Escultura de Alejadinho
Profetas- Congonhas, MG
Cenas da Paixão- Congonhas, MG
- Chafarizes de Mestre Valetin
Pintura de Manuel da Costa Ataíde,
especialista em pintar tetos de
igrejas. Há nove (9)
quadros do pintor em
Minas Gerais.
- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco,
em São João Del Rei, MG.
- Igreja Bom Jesus de Matosinho,
em Congonhas do Campo, MG.
Escultura de Alejadinho
Profetas- Congonhas, MG
Cenas da Paixão- Congonhas, MG
- Chafarizes de Mestre Valetin
Pintura de Manuel da Costa Ataíde,
especialista em pintar tetos de
igrejas. Há nove (9)
quadros do pintor em
Minas Gerais.
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